Galeria "Recital Nósside na Casa Guilherme de Almeida"

No dia 03 de junho de 2011, às 19h30, no Museu Casa Guilherme de Almeida - Centro de Estudos de Tradução Literária, os poetas Alex Dias e Francesca Cricelli organizaram o Recital Nósside de Poesia, para divulgar o Prêmio Mundial de Poesia Nósside.

Nósside, uma das maiores poetas da Magna Grécia, viveu na cidade de Locri – no que hoje é a região da Calábria (Itália), durante o III século a.C. A poeta, que integrava um cortejo de culto à Afrodite, é a autora de uma importante obra poética constituída por cantos à vida, à beleza e ao amor. O Prêmio Mundial de Poesia “Nósside” carrega seu nome em homenagem e acontece todos os anos na cidade de Régio Calábria (Itália) desde 1983. O prêmio integra o programa mundial de atividades poéticas promovidas pela UNESCO.

Nósside é o único concurso global para poesias inéditas e jamais premiadas em outros concursos, plurilinguístico e multimedial. Está aberto a todas as línguas do mundo e a cada forma de expressão do imaginário poético: poesia escrita, em vídeo (vídeo-clip de um poema) e em música (canção do autor). Em 2010, a XXVI edição contou com 291 participantes de 57 nações de todos os continentes, totalizando 47 línguas.

Após os encontros realizados em Havana e Roma, para promover a XXVII edição do Prêmio, foi realizado um recital poético em São Paulo. No evento, contamos com a presença da represente do Prêmio no Brasil, Rosalie Gallo e da representante do Estado de São Paulo, Francesca Cricelli. Foram convidados especiais os selecionados nas edições anteriores, como a poeta Lilian Gattaz, bem como, ilustres poetas contemporâneos como Claudio Willer, Marcelo Tápia, Simone Homem de Mello, Claudio Daniel, Andréa Catrópa,Vicente Serafim Pietroforte, Caco Pontes, Rudinei Borges e Analú Andrigueti.

Organização OSNÁUTICOS - Alex Dias e Francesca Cricelli

Marcelo Tápia, Diretor da Casa Guilherme de Almeida - Centro de Estudos de Tradução Literária
Rua Macapá, 187 -  São Paulo - SP

Rosalie Gallo, Secretária do Prêmio Nósside no Brasil

Performance de Marcelo Tápia com os músicos Daniel Tápia e Bruno Baldim

Da esquerda para a direita: Bruno Baldim (músico), Daniel Tápia (músico), Alex Dias (poeta), Francesca Cricelli (poeta, representante do Prêmio Nósside no Estado de São Paulo), Marcelo Tápia (poeta e Diretor da Casa Guilherme de Almeida), Rosalie Gallo y Sanches (poeta e Secretária do Prêmio Nósside no Brasil), Dr. Augusto Bellon (Diretor escolástico do Consulado Geral da Itália em São Paulo), Lilian Gattaz (poeta), Maria Alice de Vasconcelos (poeta) e Rudinei Borges (poeta)