OSNÁUTICOS


"Navegar é preciso, viver não é preciso"
              Palavras de Pórtico, Fernando Pessoa



Moldar OSNÁUTICOS numa só categoria, ou até duas ou três é uma tarefa árdua. O projeto foi fundado e é dirigido pelo poeta, ator e produtor Alex Dias. Também foi fundadora e participou das atividades d'OSNÁUTICOS até 2011, a poeta Francesca Cricelli.OSNÁUTICOS mantém uma atividade contínua de pesquisa sobre poesia, literatura, música, artes visuais, teatro e cinema.

Em seus trabalhos, destaque para os espetáculos/shows com música e poesia, mediações de leitura, rodas de leitura, análises de obras literárias, oficinas de literatura, palestras, aulas-show, leituras dramáticas e espetáculos teatrais.

OSNÁUTICOS  já tiveram importantes participações no cenário artístico-cultural de São Paulo, marcando presença na 21ª Bienal Internacional do Livro, na Semana da Língua e Cultura Italiana, na Semana de Arte e Cultura Jovem Italiana, no Centro Cultural São Paulo e em vários SESC's, na Casa Guilherme de Almeida, na Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto.

Destacam-se como os únicos poetas brasileiros convidados a integrar a performance Ammaro Ammore do Festival de Arte Contemporânea Rifrazione realizado na Itália em 2010 e 2011.



Em 2012 OSNÁUTICOS participaram do Circuito SESC de Artes promovido pelo SESC-SP. OSNÁUTICOS  visitaram 16 cidades do interior paulista, entre os dias 17 de abril a 07 de maio, onde Alex Dias levou sua poesia e muita música, através do espetáculo Amoroso.  Somaram-se a apresentação os músicos Daniel Tápia, Pedro Martins e Lucas Brogiolo.

Atualmente OSNÁUTICOS têm como integrantes fixos os músicos Daniel Tapia, Alana Moraes e Lucas Brogiolo; além de Alex Dias também contar com inúmeros outros parceiros em projetos especiais, entre atores, músicos, artistas audiovisuais etc. 


A preocupação com a profundidade nas pesquisas, com a estética e o conteúdo, é o que emerge de forma decisiva em qualquer projeto do grupo, seja este no campo da poesia, literatura, performance ou teatro.