Semana Guilherme de Almeida

Dia 12 de julho inicia-se a Semana Guilherme de Almeida. A abertura da exposição será com a mostra “OSWALD DE ANDRADE – GUILHERME DE ALMEIDA: IRMÃOS DE TRAVESSAS TRAVESSIAS”, que aborda a relação literária e pessoal entre os poetas modernistas Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida, por meio de imagens e documentos. Abrangendo sobretudo o decênio de 1916 a 1925, a mostra descreve o vínculo entre ambos desde a coautoria das peças em francês Mon coeur balance e Leur âme até a postulação modernista de uma poesia genuinamente brasileira.

Dentre as inúmeras atividades, Alex Dias participará no dia 13 de julho, às 19h00, do Recital POESIA E TRADUÇÃO NO MODERNISMO, onde haverá leitura de poemas de autoria de poetas modernistas, incluindo-se traduções realizadas por Guilherme de Almeida e Manuel Bandeira.

E participará também, no dia 17 de julho, às 17h00, da Leitura dramática LEUR ÂME, onde serão lidos fragmentos da peça Leur âme, escrita em 1916 por Guilherme de Almeida e Oswald de Andrade, integrante – ao lado do drama Mon coeur balance – do primeiro livro publicado por ambos. Após a leitura, pesquisadoras da obra de Oswald de Andrade discutirão a peça lida, e a iniciativa dos autores de fundar um teatro moderno brasileiro.

Todas as atividades serão na Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187 - Perdizes - São Paulo/SP