Galeria "O Amor Cantado no Caos"

A peça “O Amor Cantado no Caos” fala de paixão, poesia, vida, entrega e recusa. Um espetáculo com todos os ingredientes para comover, levar à reflexão, tirar-nos o fôlego através dessa incrível e arrebatadora história de amor e loucura. O drama é o encontro poético e amoroso de Dino Campana e Sibilla Aleramo.

A peça foi concebida pelos poetas, atores e dramaturgos Francesca Cricelli e Alex Dias, após longo período de estudo da vida e obra dos escritores Dino Campana e Sibilla Aleramo. Ampliando ainda mais a dramaticidade da peça, o violonista 7 cordas Emiliano Castro e a cantora Ligiana fazem intervenções e contracenam harmonicamente com os atores, provando que poesia e música fundem-se (confundem-se) em cena. E marca. Narra. Complementam-se.

Dino e Sibilla apaixonaram-se pela obra um do outro. Trocaram muita correspondência e poemas, até se encontrarem. E viveram um conturbado amor pouco antes de Dino Campana ser internado em um manicômio. História inclusive contada pelo cinema, cujo filme não chegou ao Brasil, chamado: “Un viaggio chiamato amore”, dirigido por Michele Placido.

A obra de Campana traduzida brilhantemente por Aurora Fornoni Bernardini serviu de base às pesquisas dos poemas selecionados para a peça. Já a obra de Sibilla Aleramo, praticamente inédita no Brasil, foi traduzida por Francesca Cricelli. A única tradução para o português, da autora, foi de seu livro mais famoso, Una Donna, que encontra-se esgotado. Cricelli dedicou-se a traduzir as cartas trocadas entre Dino e Sibilla, assim como, poemas de Sibilla. A escritora é considerada a representante do feminismo na Itália. Seu livro Una Donna tornou-se uma das bandeiras do movimento. Campana é uma das vozes mais altas entre os poetas do século XX.

A história dos dois merece tornar-se cada vez mais conhecida no Brasil, não só pela produção consistente que deixaram e que gera grande material de pesquisa em nosso país, como na própria Universidade de São Paulo (USP) que possui um centro de estudos sobre a obra de Campana, mas também, por se tratar de dois poetas que estiveram à frente de seu tempo e cujos pensamentos alinharam-se às vanguardas.

Ficha Técnica
Idealização: Francesca Cricelli e Alex Dias
Texto:  Francesca Cricelli e Alex Dias
Traduções poesias de Dino Campana: Aurora Bernardini
Traduções de Sibilla Aleramo, cartas e poesias: Francesca Cricelli
Traduções cartas de Dino Campana: Francesca Cricelli

Atores:
Sibilla Aleramo: Francesca Cricelli
Dino Campana: Alex Dias

Músicos:
Ligiana e Emiliano Castro



































Parceiros: Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e Comites - Comitato degli Italiani all’Estero

Nenhum comentário: